Competition Silent Meditation Forest Cabins
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 

Para a competição Silent Meditation Forest Cabins foi solicitado a criação de cabines facilmente replicadas em vários pontos de uma densa floresta localizada na Letónia. O principal objetivo seria ajudar os seus hóspedes a aproveitar a meditação silenciosa, onde os únicos sons que ouviriam seriam os sons da natureza. A cabine deveria permitir fazer simples tarefas, como meditar, escrever, desenhar ou criar a partir da Natureza. Deveriam ser concebidas para albergar apenas uma pessoa, num estilo de vida humilde e numa construção eco-friendly e sustentável.

Inspirado nas casas tradicionais da Letónia, a proposta Ozolini Zen Cabins procura homenagear os poucos exemplos de arquitetura vernacular do país, a maioria deles destruída ao longo do tempo. O grande desafio foi refletir esses exemplos nas pequenas cabanas de meditação, nas quais evidenciamos alguns detalhes únicos da arquitetura vernacular, como o alto telhado de duas águas.

As Zen Ozolini Cabins concentram-se em proporcionar uma estadia notável aos seus utilizadores, permitindo que a natureza lhes toque profundamente através de múltiplas experiências. É possível abrir totalmente a cabine para meditar e cheirar as fragrâncias das folhas e da água. Os dois pilares frontais permitem instalar uma rede para descanso. Também é possível cultivar flores ou chá no exterior, graças aos canteiros circulares dispostos na base. Até os animais podem abrigar-se sob o tecto.

A longa organização do plano permite que ele se encaixe melhor na floresta densa, permitindo espalhar várias cabines em qualquer lugar da paisagem. No interior, a baixa altura da cabine Zen convida o seu utilizador a sentar e meditar, enquanto dá a oportunidade de apreciar a natureza. A sua forma triangular, atribuída pela forma do telhado, assemelha-se à posição de lótus.

O plano é dividido em duas partes, nas quais a área de meditação é elevada para dar a sensação de levitação sobre a natureza. A janela em forma de triângulo é espelhada a partir do exterior e o espaço contém uma mesa desdobrável na parede, para permitir que os utilizadores desenhem ou criem um altar de meditação.

 

powered by cismeios